Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/03/2014 - 13h47min

Aposentados serão homenageados em ato solene

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa (PMDB). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira / Agência AL

Um ato solene da Assembleia Legislativa em homenagem aos aposentados está programado para segunda-feira (31), a partir de 9 horas, no Auditório Antonieta de Barros. A iniciativa conjunta é dos deputados Manoel Mota (PMDB), Moacir Sopelsa (PMDB) e Neodi Saretta (PT). A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (Feapesc), que reúne 37 mil associados, mobiliza seus filiados.

A Federação atua desde 1987 e conta com 50 associações presentes em mais de 60 municípios, sendo a entidade com o maior número de associados à Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap). A Feapesc é presidida por Iburici Fernandes, que será homenageado juntamente com ex-presidentes e a aposentada Susete Maria de Novaes, representando as catarinenses aposentadas.

Sopelsa, primeiro proponente do ato, lembra que nas últimas décadas o Brasil registrou uma sensível mudança em seu perfil populacional, saltando de 70 milhões de habitantes, em 1960, para 190,7 milhões, em 2010. E o crescimento de idosos no período foi ainda maior, pois eram 3,3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, que em 1960 representavam 4,7% da população, e em 2010 já ultrapassavam 20,5 milhões de brasileiros, ou 10,8% dos brasileiros. “Daí a importância de entidades como a Feapesc, que atua em favor de um grande número de aposentados e pensionistas”, justifica.

O envelhecimento da população é uma tendência apontada pelo IBGE, e grande parte dos países desenvolvidos já chegou nessa etapa, decorrentes do maior desenvolvimento social e do aumento da expectativa de vida. É fruto do avanço da medicina, de melhorias nas condições de saneamento nas cidades, da diminuição da taxa de fecundidade, dentre outros fatores. A par das mudanças e conquistas que representam essas alterações de perfil populacional, a Feapesc defende interesses de aposentados e pensionistas junto à Previdência Social e poderes constituídos.

Aviso de pauta:
Ato solene da Alesc em homenagem aos aposentados de SC
Local: Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa
Quando: Segunda-feira (31/3), a partir de 9h30min
Homenageados: Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (Feapesc), que reúne 37 mil associados e 50 entidades
 

Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt (48) 9922.0359

Voltar