Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/02/2021 - 13h41min

Apesar dos avanços, Paulinha diz que ainda há desafios na luta feminina por igualdade de direito

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha

No dia que marca os 89 anos da conquista do voto feminino no Brasil, nesta quarta-feirta, dia 24 de fevereiro, a deputada Paulinha (PDT) afirma que houve avanços, mas os desafios para a luta feminina por igualdade de direitos ainda são imensos. “Ainda existe um machismo estrutural, endêmico e silencioso que as mulheres enfrentam todos os dias.”

Basta constatar que apesar de representar 53% de todo o eleitorado brasileiro, as mulheres são a minoria nos cargos eletivos. Os homens ainda ocupam a maioria absoluta dos cargos.

Hoje na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, dos 40 parlamentares, seis são mulheres, formando a maior bancada feminina do Parlamento catarinense.  

A deputada Paulinha, que, desde os 13 anos, têm sua história política forjada nos movimentos sociais e estudantis, foi a primeira mulher a ser eleita vereadora em Bombinhas em 2004. Também foi a primeira mulher a chegar à Prefeitura do município em 2012. Em 2016, mais uma eleição histórica garantiu a Paulinha a primeira reeleição do município, com 72,93% dos votos. No período como prefeita, presidiu a Amfri, associação que congrega os 11 municípios da região do rio Itajaí-açu, em 2014 e 2017.

E nesse pioneirismo, foi a primeira mulher a ocupar a liderança de um governo estadual. No caso aceitou o convite do governador Carlos Moisés para ser líder de seu governo na Alesc em 2020.  "São desafios que nos movem a servir Santa Catarina. Foi uma ascensão à liderança diferente dos costumes até então, já que não negociamos cargos, espaços políticos, recursos, nada. Moisés me chamou para a tarefa de auxiliar no diálogo com os colegas parlamentares, missão esta que ficou comprometida com o advento da pandemia, agravada pela crise política”, avaliou. 

Para ela, a falta de representatividade politica feminina impede que aconteçam avanços fundamentais na vida das mulheres brasileiras. “ Por isso, precisamos avançar nas politicas públicas sociais para as mulheres. Bem como, incentivar e inspirar cada vez mais a participação feminina na vida pública.”


Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Voltar