Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2014 - 18h26min

Apae de Sombrio é beneficiada com aparelho Pediasuit

Imprimir Enviar

A alegria de ver um filho ou um ente querido, que tenha distúrbios neurológicos ou com algum trauma, obter melhoras e avanços significativos nos sentidos físicos e cognitivos é a sensação que alguns pais e familiares, da região da Amesc, passaram a ter com a instalação do equipamento Pediasuit, na APAE de Sombrio, na última semana.  

Resultado da parceria da Federação das APAE's do Estado e do deputado Zé Milton (PP), o equipamento, desenvolvido pela NASA, único na região, consiste numa roupa ortopédica macia e dinâmica dividida em colete, calção, joelheiras e calçados adaptados. O equipamento que cobre praticamente todo o corpo e ajuda a sustentar a criança, segundo o fisioterapeuta Charles Borba, permite ao mesmo tempo, que ela se movimente e que faça movimentos que, sozinha, não conseguiria. "Com o tratamento somado a outras atividades  fisioterapêuticas tradicionais, os pacientes ganham coordenação, equilíbrio, atividades em marcha, outros ganham em postura, em tônus muscular”, destacou Borba. O tratamento intensivo que dura um mês, atualmente é prestado a três crianças, porém a meta da Associação é que tão logo seja realizado em 8 alunos/mês.

Arthur, 2 anos, um dos primeiros a praticar os exercícios, segundo sua mãe, Lizandra Graeff Valerim, em poucos dias o pequeno já apresentava grande melhora. “O Arthur não conseguia ficar em pé, em uma semana ele já passou a ficar em pé sozinho e agora já consegue caminhar”, ressaltou a mãe, agradecendo a vinda do equipamento que permitiu a seu filho ter o tratamento, que em clinicas particulares custa entre R$ 8 e R$ 10 mil.

Presidente da APAE, José Luiz Lopes, descreveu o futuro com este novo tratamento. "Estamos prestando agora um tratamento de referência. A gente não pode pensar num futuro melhor para as nossas crianças e adultos. Este é um grande avanço”, declarou Lopes.

Para o deputado Zé Milton, todas as pessoas possuem direito de viver com qualidade, de forma que seja atendida as suas necessidades. " O avanço da medicina tem possibilitado grandes avanços e proporcionados resultados, antes não esperados. E nossa função como agente público é o de permitir que todo o cidadão tenha acesso ao que de melhor há em Saúde", defendeu o parlamentar.

Tratamento e os benefícios
De acordo com fisioterapeutas o protocolo do Pediasuit, trará muitos benefícios para as crianças, que com o  tratamento em alguns casos terão grandes possibilidades de andar, já que o protocolo de atendimento com o Pediasuit, aliados aos tratamentos convencionais projetam  um grande sucesso na melhora do paciente.

O protocolo do tratamento intensivo estabelece sessões de quatro horas por dia, cinco dias por semana, durante quatro semanas. Depois,  o paciente volta para os atendimentos fisioterapêuticos convencionais e depois de três semanas começa a manutenção de duas horas por dia, três vezes por semana durante um mês. O tratamento é um recurso utilizado por fisioterapeutas para tratar de seqüelas neurosensoriomotoras como hemiplegia, diplegia, tetraplegia, ataxia, discinesia, atetose. Dentre os benefícios destacam-se a diminuição da atrofia muscular, consciência corporal e estabilidade postural, melhora do alinhamento biomecânico, equilíbrio, tônus e coordenação motora.

Fernando Silveira
Assessor de Comunicação -  Gabinete Deputado José Milton
(48) 9956.0983 - 3221.2671
www.deputadojosemilton.com.br

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar