Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/11/2015 - 16h42min

Apae de Indaial recebe Comenda do Legislativo

Imprimir Enviar

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Indaial, que atua no atendimento às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla do nascimento ao envelhecimento, recebe nesta segunda-feira (23) a Comenda do Legislativo Catarinense por indicação do deputado João Amin (PP). A cerimônia acontece no Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A APAE de Indaial desenvolve ações de educação especial, estimulação essencial para bebês com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação diagnóstica interdisciplinar em caso de suspeita de deficiência intelectual ou múltipla, apoio a inclusão escolar, orientações às famílias, terapias individualizadas, capacitação para o mercado de trabalho, arte, cultura, dança, esporte e atividades sócio-educacionais.

Segundo o deputado João Amin, a instituição atende todos os alunos de forma gratuita, independente da renda familiar, isso está previsto no estatuto. "A escola tem como objetivo tornar os alunos independentes em suas atividades diárias, assim como prepará-los para a convivência social, e para o mercado de trabalho, contando para isso, também com a ajuda das famílias que recebem apoio e orientações conforme necessário."

Atualmente são 141 alunos nos períodos matutino e vespertino. A equipe escolar é composta por 42 profissionais, que presta atendimento em seis níveis: Estimulação Essencial, Transtorno do Espectro Autista, Serviço de Atendimento Educacional Especializado, Serviço Pedagógico Específico, Iniciação para o Trabalho e Oficina Protegida Terapêutica, e Centro de Convivência Ocupacional para adultos com deficiência intelectual ou múltipla.

Histórico
No final da década de 60, o pediatra e anestesiologista Heinz Schutz promoveu na cidade de Indaial um simpósio de medicina que contou com a presença do neurologista Álvaro José de Oliveira, de Florianópolis. Insatisfeito com a inexistência de uma instituição que atendesse as pessoas com deficiência na cidade, o pediatra passou a mobilizar representantes de entidades e pais preocupados com a causa.

A instituição foi fundada em 24 de outubro de 1970 e iniciou o funcionamento em 1971 com três educandos vindos de Timbó e Indaial e duas professoras (Úrsula Nagel e Verena Zoscke) no Jardim de Infância Santa Terezinha. Em 1972, o atendimento transferiu-se para o Jardim de Infância Bom Pastor com dezesseis alunos e dois professores. Mais tarde conseguiu sede própria em terreno doado pelo Sr. Bertoldo Trapp e a mesma foi inaugurada em 1973.

A primeira diretoria foi composta por Therezinha Buratto Buzzarello (presidente) e Petronila Heinzen (vice-presidente). A finalidade da entidade: promover o bem estar e o ajustamento social dos indivíduos excepcionais

Gabinete Deputado João Amin
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Assessoria - 3221 2745 ou 99731314

Voltar