Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2015 - 14h19min

Ana Paula solicita à Comissão de Educação intermediação do conflito entre magistério e governo

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Alesc

A deputada Ana Paula Lima (PT) solicitou hoje (25) no Plenário da Assembleia Legislativa, a retirada da MP 198, que desvincula os ACTs da carreira do magistério e a reabertura de diálogo entre a Secretaria de Estado da Educação e o Sinte. “A secretaria tem a tarefa de reconstruir os espaços desta negociação e a primeira ação, no nosso entendimento, passa pela retirada da MP”, afirmou.

Ana Paula considera um equívoco por parte do governo o envio da medida provisória à Assembleia. “Este ato acirrou os ânimos e dificultou as negociações com a categoria. A confiança foi quebrada.” A deputada solicitou à Comissão de Educação do Parlamento que cumpra suas funções regimentais e busque intermediar o conflito se reunindo com a Secretaria da Educação e o magistério catarinense.

Os professores da rede estadual iniciaram ontem uma greve que tem como pauta a luta pelo restabelecimento de uma carreira respeitando a lei do piso nacional para a categoria, o tempo de serviço, a formação e a manutenção na carreira dos professores admitidos em caráter temporário (ACTs).

Ana Paula ressaltou que não é por acaso que os professores entraram em greve. “Porque não foram respeitadas as decisões já contratadas anteriormente.” O que eles querem é dignidade, respeitos aos ACTs, melhor condição de trabalho nas escolas, principalmente as que não têm manutenção na rede elétrica, nas salas de aula, as que não têm internet, não prestam um bom atendimento à comunidade escolar, que são as nossas crianças e adolescentes, disparou.

A deputada citou que a presidente Dilma Rousseff, ao assumir o seu segundo mandato escolheu como lema de seu governo ‘Brasil, Pátria Educadora’. “Com isso, ela faz uma afirmação de que a educação será a prioridade das prioridades, e que devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e sentimento republicano”, disse a deputada.

Segundo Ana Paula, a presidente Dilma destacou os esforços já realizados para a universalização da educação. Lembrou que a área começará a receber, em seu segundo mandato, recursos dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal que permitirão ao Brasil um novo salto de qualidade para a educação nos próximos anos.

A ampliação das escolas em tempo integral, a construção de unidades de educação infantil, a ampliação das universidades e a valorização do magistério brasileiro, com a lei do piso nacional, são ações estratégicas para o desenvolvimento.

Assessoria de Comunicação
3221-2681

Voltar