Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/08/2013 - 16h13min

Ana Paula comemora decreto para realização do plebiscito sobre reforma política

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima (PT). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira

A deputada Ana Paula Lima destacou nesta quinta-feira (29/08) que o PT, com apoio de PCdoB, PDT e PSB, protocolou ontem, na Câmara dos Deputados, proposta de decreto legislativo para a realização do plebiscito nacional sobre reforma política. Recente pesquisa divulgada pelo Ibope mostrou que 85% dos brasileiros são a favor da mudança e 92% querem que elas valham para o ano que vem. “Estamos convencidos da necessidade de mudar a legislação que rege as eleições. Esse é um dos maiores gargalos da nossa democracia”, comentou a deputada.

Segundo ela, essa é uma oportunidade histórica para o Congresso. “A solidariedade à presidenta Dilma Rousseff, que propôs o plebiscito, e o clamor das ruas por mudanças na política motivaram a luta pela obtenção das assinaturas”, disse. Para Ana, esta é a vitória do trabalho conjunto dos partidos aliados e uma conquista para o povo. “Ninguém pode desconhecer o sentimento exposto pelas ruas sobre a crise de representação que expõe a urgência da reforma política.”

Após o ato público, líderes e presidentes de partidos protocolaram o projeto e entregaram uma cópia ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A presidenta Dilma também receberá um exemplar. A proposta de plebiscito contém cinco perguntas à população. Três são relativas a financiamento de campanha, e as outras duas sobre participação popular via internet e coincidência de eleições.

“Somos a favor da democracia com participação popular. Chegou a hora de mostrarmos para a sociedade o que pensam os partidos brasileiros”, frisou. A deputada disse que com o plebiscito será possível identificar quem é a favor ou contra, assim como seus argumentos e assim a população poderá decidir no voto os rumos da reforma política.

“A democracia anseia por mudanças, por um sistema que permita a participação da sociedade, pelo fortalecimento dos partidos políticos, por mudanças nos financiamentos das campanhas.” Segundo Ana Paula, somente  com a mobilização da sociedade e a pressão popular será possível fazer a reforma. “É preciso que o Congresso Nacional e todos os partidos políticos entendam esta necessidade.”

 

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar