Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2013 - 15h28min

Ana Paula cobra políticas públicas voltadas à prevenção e combate da criminalidade no Estado

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima (PT). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira

A falta de investimentos em políticas públicas na área da segurança, principalmente focadas na prevenção e recuperação de usuários de drogas, foi apontada pela deputada Ana Paula Lima como um dos motivos do aumento da criminalidade em Santa Catarina. Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (23), a líder da bancada do PT disse que uma das prioridades deveriam ser ações de desintoxicação para dependentes químicos. “Estudos apontam que 80% da criminalidade está relacionada às drogas, mas no Estado não temos políticas públicas de prevenção”, afirmou.

Ana Paula acrescentou que a solução dos problemas de segurança no Estado vai muito além da ampliação de vagas no sistema penitenciário e lamentou que o governador Raimundo Colombo tenha vetado o Projeto de Lei 270/11, de sua autoria, que cria o programa Pró-Egresso. O objetivo do programa é garantir orientação e assistência para reinserção social de ex-presidiários e beneficiários de regime aberto. “Esperamos que os deputados se sensibilizem quando este projeto voltar à pauta”, disse. O veto, apresentado no início de maio, ainda não foi apreciado em plenário.

A deputada manifestou preocupação com os novos casos de incêndios em ônibus registrados nos últimos dias. Conforme foi noticiado, no ataque ocorrido em São José, Grande Florianópolis, os autores do crime deixaram com o motorista do veículo uma gravação na qual justificam que a ação é uma resposta a maus tratos a parentes detidos em presídios do Estado. “O Governo precisa ficar alerta, precisamos urgente de uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública”, apelou.

Outra preocupação, expressou, é a posição de destaque de Santa Catarina no ranking nacional de compra de armas. Além de liderar a lista geral, na proporção por habitantes o Estado ocupa o 3º lugar, com uma arma para 422 pessoas. Na opinião da deputada, os dados demonstram que a população não confia na atuação do Poder Público e que “a compra de uma arma é provocada pela sensação de insegurança, na ilusão de garantir a segurança pessoal e da família. Mas estudos mostram que isso aumenta os riscos de mortes”.

A deputada criticou a demora do Governo para implementar ações efetivas para melhorar a segurança pública. Em Blumenau, citou como exemplo, o Estado firmou convênio com a prefeitura em maio de 2012 para instalação de câmeras de vigilância até o final daquele ano, porém até o momento isso não aconteceu.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar