Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2012 - 18h19min

Ana Paula chama atenção para o descaso do Estado com a educação pública em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima (PT)

A precariedade das escolas da rede pública em Santa Catarina pautou o pronunciamento da deputada Ana Paula Lima (PT), na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (21). A parlamentar cobrou o compromisso do governo do Estado com a qualidade da educação, principalmente por meio da valorização dos professores e a garantia de estruturas adequadas ao ensino e aprendizado.
A deputada exibiu no plenário uma reportagem veiculada nesta semana no Jornal do Almoço, da RBS-TV, que mostra a situação de instituições de ensino em Florianópolis e Palhoça. Fios elétricos expostos, infiltrações, esgoto a céu aberto, goteiras, telhados prestes a desabar e infestação de cupins foram alguns dos problemas verificados pela reportagem. As três escolas aguardam pela reforma anunciada pela Secretaria Estadual de Educação há seis meses.
De acordo com Ana Paula, a situação não ocorre apenas na Capital e sua região metropolitana, mas é realidade em todas as regiões de Santa Catarina, colocando em risco a integridade física e psicológica de professores e estudantes da rede pública de ensino.
Para a deputada, o Estado deveria rever seus métodos de gestão e prioridades, porque enfrenta uma sucessão de problemas em diversas áreas. “Vivemos um drama na segurança pública que assusta diariamente a população catarinense e estamos prestes a ter uma greve dos agentes prisionais. Amanhã completamos um mês da greve da saúde. Na educação, os problemas se repetem. A marca deste Governo é a ineficiência e o prejuízos à população que precisa de saúde, educação e segurança. Esta administração precisa levar a sério o discurso de que a prioridade são as pessoas”, concluiu.
Programas Federais
Ana Paula fez um contraponto falando dos esforços empreendidos pelo Governo Federal através de diversos programas e projetos que vêm revolucionando a educação no país. A deputada citou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado pelo Ministério da Educação neste mês de novembro, que receberá investimento de R$ 2,7 bilhões até 2014 em diversas ações. “É um esforço para que todas as crianças sejam capazes de ler, escrever e fazer operações básicas de matemática antes de completarem oito anos de idade”, informou.
Ana Paula também citou o programa Ciência Sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo no exterior e já beneficiou 18 mil jovens no país, o programa Mais Educação, que prevê escola em tempo integral, o programa de aquisição de tablets para professores do ensino médio, a criação de mais vagas nas universidades, a ampliação da rede de Institutos Federais de Educação e o Pronatec, que foca na formação profissional. “São projetos e programas que beneficiam os municípios e o Estado, que garantem cidadania e oportunidades às nossas crianças e jovens”, disse.

Serviço: a reportagem exibida está disponível no link http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/estrutura-de-escola-na-capital-corre-risco-de-desabar/2249469/

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar