Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/06/2017 - 10h41min

Alesc pede urgência às reivindicações dos ostomizados

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta terça-feira (13), Moção de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), solicitando ao governo do Estado que atenda urgentemente às reivindicações dos pacientes ostomizados, adquirindo e fornecendo a todos as bolsas de ostomia.

A moção que foi aprovada por unanimidade surgiu após reclamações de pacientes sobre a falta dos materiais na rede pública de saúde, principalmente das bolsas de urostomia.

Diante disso, os pacientes são obrigados a adquirir tais bolsas por conta própria, comprometendo ainda mais o orçamento familiar.

Ainda de acordo com a moção, - o fornecimento dessas bolsas aos pacientes submetidos à cirurgia de estomia é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde novembro de 2009, quando foram lançadas as Diretrizes Nacionais para orientar estados e municípios a organizarem os serviços prestados a esses pacientes, por meio da Portaria SAS/MS nº 400.

A moção agora será encaminhada ao Governo do Estado e também a Secretaria de Estado de Saúde para as devidas providências.

Lucimara Cardozo
Jornalista - SC 02519 JP
(47) 99696 0969

Voltar