Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2013 - 15h25min

Alesc é parceira de Seminário de Autismo em Joinville

Imprimir Enviar
Seminário Catarinense de Autismo, em Joinville. Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado estadual José Nei Ascari, participou na noite de quarta-feira (23/05) da abertura do Seminário Catarinense de Autismo, em Joinville, com especialistas, profissionais e familiares de todo o estado. Por intermédio da comissão, a Alesc é parceira na realização do evento com as Associações de Amigos dos Autistas do Estado.

Cerca de 400 pessoas participam do seminário até sexta-feira. Na programação, o foco principal são as palestras temáticas com especialistas nacionais e internacionais na área do autismo.

Durante a cerimônia da abertura, as autoridades presentes agradeceram a participação da Assembleia Legislativa em conquistas importantes para o segmento, principalmente a aprovação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no dia 21 de maio. A lei segue o modelo da lei nacional aprovada recentemente e estabelece os direitos do autista e, principalmente, passa a considerar legalmente como deficientes as pessoas com transtorno do espectro autista.

Como reconhecimento ao trabalho realizado na presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o deputado José Nei Ascari recebeu a Medalha do Mérito Autista, concedida pela entidade Mundo Azul, do Rio de Janeiro, dirigida por Berenice Piana, que liderou no Brasil o movimento para a criação e aprovação da Lei dos Autistas. Como reconhecimento ao seu trabalho, a lei ganhou o nome de Lei Berenice Piana.

Durante o seminário realizado em Joinville, também foi aprovada a criação da Associação Catarinense de Autismo, que passa a ser presidida por Marlete Grando, de Fraiburgo, que dirige a entidade de atendimento aos autistas naquele município e que há mais de 20 anos trabalha pela causa em Santa Catarina.

Voltar