Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/06/2018 - 14h02min

Alesc discute compra da agricultura familiar regionalizada

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus

No próximo dia 28 de junho, atendendo proposição do deputado Milton Hobus (PSD), a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Finanças e Tributação, realiza um seminário voltado para discutir a compra de alimentos da agricultura familiar regionalizada. A programação, que terá palestras e debate, inicia às 8h.

O Projeto de Lei tramita na Alesc desde 2015 e, diante disso, Milton Hobus pediu vistas para aprofundar a discussão por considerá-la superficial no Estado. Conforme o parlamentar, é preciso promover critérios de organização de produtores, cooperativas e grupos de produtores rurais. “Este seminário dará a orientação e definição, o norteador desse PL.” 

Hobus lembrou que pelo menos quatro palestras estão previstas. Reforçou exemplos de que alguns produtores de uma determinada região ganham licitações fora da área em que vivem e produzem, e isso dificulta o deslocamento e reduz a capacidade de competitividade. Com a proposta de regionalizar, Hobus quer que o Estado possibilite que o produtor forneça alimentos e derivados para municípios próximos. “A intenção é fornecer para educação, segurança pública e todos os setores que precisam adquiri alimentos.” 

Para Hobus, a proposta é amparada em experiências já vividas. “Em Rio do Sul, chegamos a comprar até 70% do que era adquirido pela prefeitura, desde sucos, geleias e tantos produtos que precisávamos para o serviço público.”

Diante disso, Hobus enfatizou que a nova proposta deve duplicar as vendas de produtores de pequeno porte do Estado. Para ele, a licitação regionalizada vai fomentar um setor da economia catarinense que sofre com os altos custos de produção e transporte, e com a regionalização poderá vislumbrar o empreendedorismo no campo.


 

Assessoria de Imprensa - Milton Hobus
Deputado - PSD
Paulo Cesar Santos
MTE/SC 05812 - JP
48 3221 2949
48 9911 0153
48 9141 0880

Voltar