Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/09/2017 - 16h14min

Alesc avalia programa de incentivo ao parto normal

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A cada dez partos realizados no Brasil, sete são cesarianas. Organização Mundial da Saúde indica cirurgia apenas para casos de risco de morte de mãe ou bebê.
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 343/2017, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que propõe a criação do Programa Centro de Parto Normal – Casa de Parto, para o antendimento à gestantes, parturientes e lactantes.
A opção por intervenção cirúrgica no nascimento carrega diversos riscos. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), crianças nascidas de parto normal tem 3% de riscos de internação em UTI neonatal, contra 12% de crianças nascidas de cesariana.
A iniciativa legislativa quer abrir caminho para que o governo do Estado possa desenvolver atividades educativas e de humanização, visando a preparação das gestantes para o plano de parto e da amamentação do recém nascido. “Nossa proposta é garantir condições de acolhimento, acompanhamento e suporte integral para as mães que optem por parto natural”, explica o deputado Valduga.

A iniciativa prevê
No Brasil, a taxa de cesarianas na rede privada chega a 83%, e 37% na rede pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa ideal seria de, no máximo, 15% de cesarias.
O texto segue para avaliação nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação e Saúde antes de ser apreciado em plenário.

 

Voltar