Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/11/2017 - 10h00min

Alesc aprova projeto que regulamenta a profissão de podologia em SC

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa de SC aprovou, nesta quarta-feira (08), projeto de lei de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), que regulamenta a profissão de Podólogo no estado.  O PL./0027.1/2010, que havia sido aprovado em primeiro turno no dia 31/10, agora segue para sanção do governador.

Presentes na plenário acompanhando a sessão membros da Associação Catarinense de Podólogos (Acapo) comemoraram a aprovação do projeto. "Esperamos ansiosamente por essa aprovação. Agora podemos trabalhar tranquilos porque nossa profissão está regulamentada",  disse a presidenta da entidade, Gilmara Aparecida de Souza.

O projeto foi apresentado em 2010 e define as principais atribuições dos profissionais de podologia, nos termos dispostos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), entre elas diagnosticar e tratar doenças e infecções nos pés, preparar moldes para próteses e também promover atividades educativas sobre a saúde dos pés.

O podólogo também é o responsável técnico por consultórios podológicos, estabelecimentos comerciais de podologia, laboratórios e distribuidoras de insumos. Ao profissional cabe diagnosticar e tratar as podopatias superficiais e deformidades dos pés, usando instrumentos adequados e medicamentos de uso tópico.

Para a deputada Ana Paula Lima, o projeto reconhece os profissionais que atuam no tratamento de problemas nos pés, principalmente para os diabéticos e portadores de podopatias. O primeiro registro legal é da década de 30.

“A podologia é uma profissão extremamente importante e necessária e precisa desse reconhecimento e valorização. São profissionais sérios e que precisam ter essa segurança jurídica para trabalhar com tranquilidade”, destacou a deputada autora do projeto. 

--

Lucimara Cardozo
Assessoria de Imprensa
Ana Paula Lima - Deputada Estadual
SC 02519 JP
(47) 99696 0969 / (48) 3221-2680

Voltar