Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/12/2020 - 17h47min

Alesc aprova PL de Sopelsa que inclui Dia de Cooperar no calendário oficial de SC

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa

O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo da Alesc  (Frencoop), deputado Moacir Sopelsa (MDB), apresentou Projeto de Lei que inclui no calendário oficial de eventos de Santa Catarina o Dia de Cooperar (Dia C).

Aprovado por unanimidade, o PL institui no calendário oficial do Estado o Dia de Cooperar (Dia C), um grande movimento nacional de voluntariado cooperativista de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras.

“A ideia de se instituir o primeiro sábado de julho, também com o evento do Dia de Cooperar - DIA C, tem a intenção de fomentar o voluntariado cooperativo, aliado importante para as cooperativas que percebem a importância das ações comunitárias com os associados e as comunidades onde estão inseridas”, resume Sopelsa.

No ano de 2015, a Organização das Cooperativas Brasileiras - Sistema OCB, decidiu vincular às iniciativas do Dia de cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), com base nas ações apoiadas com os propósitos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que mantiveram sua adesão às diretrizes baseadas na pretensão de unir esforços para a erradicação da pobreza no mundo.                 

Nos últimos anos, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) definiu que no mesmo dia em que o mundo comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, as mesmas deveriam promover o DIA C - Dia de Cooperar, para disseminar nas comunidades a importância da cooperação, dos produtos e serviços que as cooperativas desenvolvem, bem como, os seus resultados junto aos associados e a sociedade, onde estão inseridos.

Atualmente, o evento do Dia C, ao completar 10 anos com o apoio do Sistema OCB, é uma realidade em todos os estados brasileiros, fazendo parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro. Em 2018, mais de 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas com iniciativas transformadoras que ocorreram em 1.136 cidades de norte a sul do país, onde uma média de 1,5 mil cooperativas brasileiras colocaram em prática ações sociais contínuas nas comunidades, por intermédio do trabalho de quase 121 mil voluntários.

Em Santa Catarina, o evento já está consolidado no calendário do cooperativismo catarinense e, diversas cooperativas em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com a parceria da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), comemoram no primeiro sábado de julho, o Dia de Cooperar - DIA C, realizando um evento voltado ao social, demonstrando a importância do cooperativismo para a comunidade e para o desenvolvimento da economia dos municípios catarinenses.

Voltar