Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2014 - 14h46min

Alesc aprova Oktoberfest de Itapiranga como Patrimônio Cultural de SC

Imprimir Enviar
FOTO: Padre Pedro com o prefeito de Itapiranga, Milton Simon

O projeto de Lei (01/2014), que transforma a Oktoberfest de Itapiranga em Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, foi aprovado por unanimidade nesta semana na Assembleia Legislativa. A matéria, proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), pretende valorizar o evento que teve sua primeira edição em 1978 e foi pioneiro no Brasil.

A proposta foi apresentada depois de uma indicação da Câmara de Vereadores de Itapiranga. Padre Pedro comemorou a aprovação e destacou a importância de ampliar os roteiros turísticos vinculados à Oktoberfest e a outras festas típicas da região. “A Oktoberfest de Itapiranga se amplia a cada ano, o que também exige uma política turística sustentável no município e na região. Mas acima disso ela é um bem cultural de natureza imaterial, que marca significativamente a vida social do nosso povo”, explica Padre Pedro na justificativa do projeto. “É um evento de sólida referência à identidade e à memória de um grupo formador da sociedade brasileira”, complementa.

Origens da Oktoberfest

As origens da Oktoberfest remontam a 12 de outubro de 1810, em Munique, no estado da Baviera, Sul da Alemanha. O Rei Luis casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia em uma grande festa. Diante do grande sucesso do evento, a data continuou sendo comemorada anualmente, por décadas, ganhando dimensão ainda maior a partir de 1840, quando uma série de atrações populares foram incorporadas à programação. Porém, somente em 1918 a cerveja, tradicional bebida alemã, começou a fazer parte do festival.

No Brasil a Oktoberfest é realizada em diversos municípios, no entanto foi em Itapiranga que a festa teve sua primeira edição, na Linha Presidente Becker, em outubro de 1978. Conta a história que Wiho Prost dirigiu-se aos jovens Bernardo Scholz e Léo Wolhfart, em língua alemã, dizendo que era preciso festejar a Oktoberfest em uma festa cultural local, como em Munique. Nascia ali a Oktoberfest de Itapiranga.

A ideia de Wiho Prost foi de uma festa especifica da comunidade para cultivar e preservar a cultura alemã. O grupo de fundadores da Oktoberfest era composto por 14 pessoas, todos convidados pessoalmente pelos organizadores Wiho, Léo e Bernardo.

 


 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar