Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2019 - 17h18min

Alesc aprova criação da Carteira de Identificação do Autista

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Na tarde desta quarta-feira (12), os deputados estaduais de Santa Catarina votaram favorável ao projeto de lei que institui a Carteira de Identificação do Autista, de autoria do vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB). “Muito se tem falado em Autismo, mas pouco temos avançado em políticas públicas sobre o assunto. A carteira vem para auxiliar no dia a dia das famílias”, comenta o deputado.

O documento será expedido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, sendo o formato definido pelo chefe do poder executivo. O portador do documento terá preferência no atendimento pessoal em instituições públicas, inclusive se representado por seu responsável legal; gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros e desconto de 50% para o responsável legal que acompanhará o portador da carteirinha.

A ideia da criação dessa identificação específica é facilitar o acesso ao atendimento prioritário garantido aos autistas pela Lei 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.  “Parece uma pequena ação, mas é grandiosa para quem tem o transtorno. São as pequenas ações que fortalecerão a inclusão”, pontua De Nadal.



Simone Sartori
Jornalista
(48)9137 7124

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar