Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/07/2019 - 17h19min

Alesc abre inscrições para seminário de energias renováveis

Imprimir Enviar
Deputado Mauro de Nadal
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina abriu as inscrições para o seminário de Políticas Públicas para geração hídrica a partir de Centrais de Geração Hidrelétricas (CGHS) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHS). O evento ocorre no dia 14 de agosto, a partir das 10 horas, no Auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis. Na oportunidade, será realizado o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às CGHS e PCHS, de proposição do vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB). “É uma área estratégica de negócios para a produção industrial catarinense e, por consequência, para o incremento da arrecadação tributária do Estado”, comenta o parlamentar.

De Nadal lembra ainda que é necessário buscar isonomia de incentivos fiscais como as demais fontes renováveis, adequando-se às exigências de compensações ambientais e ampliar a divulgação sobre os benefícios ambientais e financeiros para a população onde se instala uma PCH ou CGH.

O evento objetiva conscientizar a população sobre as políticas públicas relacionadas a geração de energia, discutir e apresentar à sociedade catarinense a indústria e aos prestadores de serviços envolvidos na atividade econômica de geração de energia elétrica de fonte hídrica, das PCHs e CGHs, que compõem a diversificação da matriz energética nacional.

Dentre os participantes confirmados está o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o ex-ministro de Minas e Energia, Francisco Luiz Sibut Gomide.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ ou https://www.sympla.com.br/seminario-de-politicas-publicas-para-geracao-hidrica-a-partir-de-cghs-e-pchs__588789

Programação

8h- Credenciamento

9h - Cerimônia de Abertura

10h - Palestra: O Planejamento do Setor Elétrico Brasileiro - Como considerar as vocações regionais na matriz energética do Brasil? Bento Albuquerque - Ministro de Minas e Energia

10h30 - Palestra: Qual a visão do órgão regulador para a expansão da participação das PCHs e CGHs na matriz elétrica brasileira? André Palpitone da Nóbrega

11h - Palestra: Os reservatórios e a segurança hídrica. Francisco Luiz Sibut Gomide - Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, em 1986, da GMD - Organização Industrial e Engenharia, Ex-Presidente da Copel, da Itaipú, da Escelsa e Ex-Ministro do MME.

11h30 - Palestra: O Potencial de PCHs e CGHs em Santa Catarina. A geração hídrica cumpre o desafio de conciliar a necessidade de energia com responsabilidade ambiental; os serviços ancilares das Pequenas Centrais Geradoras Hídricas - Paulo Arbex - Presidente da ABRAPCH Associação Brasileira de PCHs e CGHs .

12h - Palestra: Programa SC+ Energia. Situação atual e desafios futuros - Lucas Esmeraldino - Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

14h - Palestra - A Celesc e a expansão do parque gerador catarinense: destaque para as PCHs e CGHs - Pablo Cupani - Diretor da Celesc Geração S/A.

14h30 - Palestra: Financiabilidade de projetos, inovação e a visão do mercado Cristopher Vlavianos - Presidente da Comerc Energia.

15h30 - Palestra: A Indústria Catarinense e a Geração Hídrica -   Mario Cezar de Aguiar - Presidente da Fiesc.

16h - Palestra - CGHs e PCHs e o GSF: como avaliar o risco assimétrico para os pequenos geradores. Há um modelo alternativo ao MRE? Daniel Faller – Sócio-diretor da Hydrofall.

16h30 h - Palestra: Uma comparação entre as fontes de energia renováveis. Rodolfo S. Pinto – Diretor Presidente da Seta Engenharia

17h - Palestra: O Licenciamento Ambiental e os desafios da Avaliação Ambiental Integrada para as CGHs e PCHs - Valdez Rodrigues Venâncio - Presidente do IMA. .

17h30 - Debates

18:00 h - Encerramento


Simone Sartori
Jornalista
(48)9137 7124

Acompanhe Mauro de Nadal


Mauro de Nadal
Voltar