Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2020 - 12h48min

Alba apoia abertura imediata de academias e restaurantes

Imprimir Enviar
Deputado Ricardo Alba apresentou moções na Alesc pedindo reabertura desses estabelecimentos
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Depois de solicitar ao governo do Estado a maior flexibilização do isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, inclusive apresentando moções de apelo, na Assembleia Legislativa, solicitando a abertura imediata de restaurantes, bares e similares e também de academias esportivas, o deputado Ricardo Alba (PSL) comemorou, por meio de vídeo em suas redes sociais, os novos decretos governamentais que permitiram até mesmo a abertura de shoppings. As ações de Alba buscavam evitar a quebradeira das micro e pequenas empresas que representam a maioria dos empregos formais do estado e correspondem a mais de R$ 60 bilhões do PIB catarinense, segundo dados do Sebrae.

“Voltar às atividades imediatamente é uma necessidade do microempreendedor, ainda que com todos os cuidados que a Covid-19 exige”, ressalta Alba, pois uma quebradeira das pequenas empresas pode representar um enorme prejuízo ao estado e aos seus cidadãos. O acompanhamento do impacto do isolamento foi definitivo para as moções apresentadas pelo deputado. No segmento têxtil, mais de 10 mil demissões foram registradas na região de Blumenau. Por outro lado, centenas de milhares de micro e pequenas empresas enfrentavam o iminente perigo fechar suas portas.

Segundo dados estatísticos do Sebrae, em Santa Catarina os negócios de micro e pequenos porte representam mais de 95% das empresas formalizadas e, juntos, respondem por 35,1% do Produto Interno Bruto do estado (R$ 62 bilhões) e geram 52% dos empregos formais. São mais de 500 mil pequenos negócios que garantem o desenvolvimento das comunidades, pois o dinheiro que circula neles fica no próprio bairro, fica na cidade. “O pequeno negócio é um ato transformador na sociedade”, lembra o deputado, para quem colocar em risco o seu funcionamento, é um perigo econômico e social.

O clamor do deputado Ricardo Alba se juntou ao de diversos segmentos da sociedade e serviram para pressionar o governo a flexibilizar ainda mais a volta das atividades do comércio em geral, além da autorização para realização de cultos religiosos. “O importante é que possam funcionar, manter os empregos e o negócio, com todos os cuidados necessários e as restrições de número de pessoas que já são impelidas a outras empresas similares que já tiveram liberação de funcionamento”.  Outro projeto de lei do deputado requer que hospitais mantenham fisioterapeutas 24 horas por dia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), pela importância desses profissionais na recuperação de doentes também com problemas respiratórios.

Voltar