Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/05/2017 - 13h18min

Aguiar sugere que governo invista mais em esporte educacional

Imprimir Enviar
Deputado Antonio Aguiar

Ampliar investimentos públicos em programas de incentivo ao esporte educacional e em áreas apropriadas à prática esportiva são as propostas que o deputado Antonio Aguiar (PMDB) pretende apresentar ao governo por meio de indicação, a partir de revelações do estudo sobre Prática de Esportes e Atividade Física divulgado semana passada, com base em amostragem de dados coletados na Pesquisa Nacional de Amostra em Domicílio (PNAD) de 2015. O parlamentar pretende sugerir ao governo estadual mudanças nas políticas públicas para o esporte, como contribuição às decisões da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, da Fesporte e do Conselho Estadual de Esportes.

Aguiar ficou impressionado com dados reveladores sobre o sedentarismo, pois na população com 15 anos ou mais há mais de 90 milhões que admitem nunca terem praticado esportes, e outros 45 milhões que não haviam praticado no ano da pesquisa. Quando questionados sobre o motivo para tal comportamento,  muitos alegam falta de tempo, mas a maioria diz que não encontra local público adequado para fazer atividades físicas.

A pesquisa revela que Santa Catarina ocupa a segunda colocação entre os estados brasileiros com maior número de praticantes de esportes com regras, mas fica em vigésimo lugar na estatística quando se leva em conta o número de pessoas que fazem algum tipo de atividade física, restrito a 13% da população. O deputado entende que investimentos em esporte educacional devem ter maior incentivo, com ações conjuntas de áreas responsáveis pela gestão esportiva com as da saúde e de segurança pública.

“As pessoas querem áreas públicas em condições de práticas como a caminhada, para correr, quadras esportivas, locais iluminados, e precisam de programas que as incentivem”, diz Aguiar. “A Unesco revela que para cada unidade monetária investida em esporte, no futuro três são economizadas em saúde. Ou seja, o gasto em esporte educacional terá amplo retorno para a sociedade e o poder público no futuro”.

 

Gabinete do Deputado Antonio Aguiar
(48) 3221.2650

Voltar