Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/02/2017 - 13h53min

Aguiar prega revisão da proposta de tempo de aposentadoria rural

Imprimir Enviar
Deputado Antonio Aguiar
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A necessidade de um tratamento criterioso para a aposentadoria dos trabalhadores rurais, em debate com o projeto da Reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional, foi motivo de pronunciamento do deputado Antonio Aguiar (PMDB) durante a sessão desta quarta-feira (8). O parlamentar pretende mobilizar a bancada federal catarinense para a necessidade de revisão da proposta do executivo, que amplia tempo de contribuição e idade mínima de aposentadoria.

“É preciso levar em conta uma realidade diferenciada, do trabalhador rural em relação ao urbano. No campo, a maioria começa muito cedo, auxiliando nas tarefas da propriedade familiar”, diz Aguiar, retratando especialmente a estrutura minifundiária de Santa Catarina.

O deputado reforça que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) constatou que 70% das mulheres e 78% dos homens começaram a trabalhar antes dos 14 anos. Assim, com a nova proposta de aposentadoria por idade, aos 65 anos para homens e 60 para mulheres, o benefício só será alcançado, respectivamente, com mais de 45, ou ao menos 40 anos de trabalho. “Para quem trabalha muitas vezes sem descanso semanal, no sol e na chuva, no frio e no calor, convenhamos, é uma situação muito difícil”, diz Aguiar. Para ele, o aumento do tempo de trabalho para aposentadoria rural poderá agravar o êxodo do campo. “Muitas famílias já enfrentam dificuldades para manter os mais jovens nas propriedades. Penso que isso deve ampliar a migração para as periferias das cidades”.

 

Gabinete do Deputado Antonio Aguiar (48) 3221.2650

Voltar