Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/03/2017 - 12h33min

Aguiar cobra reabertura do posto de coleta de sangue do Hemosc em Canoinhas

Imprimir Enviar
Deputado Antonio Aguiar em reunião na Secretaria da Saúde

A reabertura do posto de coleta de sangue do Hemosc em Canoinhas é reivindicação do deputado Antonio Aguiar (PMDB), apresentada em reunião com o secretário da Saúde, Vicente Caropreso. O fechamento da unidade surpreendeu a comunidade no início do ano. Ela funcionava há sete anos em área cedida pelo Hospital Santa Cruz, com apoio da Associação dos Doadores de Sangue de Canoinhas (Adosarec), que ganhou notoriedade pelas campanhas de estímulo à doação. Aguiar pediu a Caropreso que determine a reabertura do posto.

O diretor administrativo do Hospital Santa Cruz, Derby Fontana Neto, disse na reunião que o posto foi fechado e os equipamentos retirados no início de janeiro, sem qualquer comunicação prévia. A alegação de que as coletas estavam abaixo do nível esperado pelo Hemosc causou perplexidade à direção da Adosarec porque não foram previamente apresentadas metas a serem alcançadas. A opção para manter coletas externas sob a responsabilidade do Hemocentro Regional de Joaçaba, para onde foram levados os equipamentos do posto de Canoinhas, também desagrada os doadores, que não acreditam na eficiência e regularidade do sistema proposto.

Canoinhas é reconhecida como Capital dos Doadores de Sangue. O fundador da Adosarec, Orestes Golanowski, já falecido, é até hoje considerado o recordista mundial em doações e teve seu nome publicado no Guiness Book. A comunidade tem tradição em doar sangue e se sente injustiçada com a decisão do Hemosc. “A Secretaria da Saúde deve rever essa situação”, sugere Aguiar.

Na reunião com o secretário Caropreso também foi tratada a reivindicação do Hospital Santa Cruz para ser credenciado como centro de alta complexidade especializado em ortopedia, traumatologia e neurocirurgia. O médico Andrei Moraes representou a equipe médica no encontro com o secretário.

 

Gabinete do Deputado Antonio Aguiar
(48) 3221.2650

Voltar