Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/03/2013 - 15h38min

Aguiar apresenta indicação que defende traçado ferroviário até portos de SC

Imprimir Enviar
Deputado Antônio Aguiar (PMDB)

A valorização do traçado ferroviário desde Guarapuava, no Paraná, passando por União da Vitória, Irineópolis, Canoinhas, Três Barras e Mafra, para adiante acessar os portos de São Francisco do Sul, Itapoá e Paranaguá é proposta de indicação encaminhada pela Assembleia Legislativa à presidente Dilma Rousseff e ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. A iniciativa, aprovada esta semana em plenário, pela unanimidade dos parlamentares, foi apresentada pelo deputado Antônio Aguiar (PMDB), que defende a integração desde o oeste paranaense com os dois portos do norte catarinense e o de Paranaguá, valorizando um traçado ferroviário já existente.

A indicação foi apresentada na semana em que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) promove, por iniciativa do Fórum Parlamentar Catarinense, amplo debate sobre o tema com presença de diretores do DNIT, da Valec e da Empresa de Planejamento e Lojística (EPL) e autoridades estaduais. Aguiar entende que Santa Catarina não pode abrir mão de uma fatia do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal, que prevê a aplicação de R$ 133 bilhões em ferrovias e rodovias para os próximos 25 anos.

O deputado está atento à movimentação do Paraná, que pretende conquistar uma alternativa com outro percurso de ligação direta a Paranaguá ao invés do aproveitamento do percurso que passa por Mafra, Joinville e São Francisco do Sul. O projeto paranaense contaria com a simpatia da EPL, sob alegação de custo inferior de frete, menor tempo de percurso até Paranaguá e possibilidade de utilização de composições com maior número de vagões. “Vamos lutar por um percurso que valoriza a nossa região e a economia de Santa Catarina”, adianta Aguiar.

Voltar