Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/02/2018 - 12h16min

Agora é lei: região da AMMVI passa a ser denominada como Vale das Cervejas

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima

Governador sancionou projeto de autoria da deputada Ana Paula Lima em janeiro

Agora é lei: a região da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) passa a ser denominada como Vale das Cervejas. A Lei nº 17.467/2018 foi sancionada pelo governador em janeiro, a partir de projeto de lei de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), aprovado em dezembro de 2017 pela Assembleia Legislativa de SC.

A Lei nº 17.467/2018 visa promover o potencial turístico e a tradição cervejeira no Médio Vale do Itajaí e abrange 14 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

A denominação Vale das Cervejas também busca o desenvolvimento da produção artesanal da cerveja, a organização produtiva das comunidades locais relacionadas à cerveja, a difusão de conhecimentos e habilidades básicas e a formação de técnicos (mestres cervejeiros), na cultura da cerveja.

“A região informalmente já é reconhecida pela quantidade de micro-cervejarias artesanais ali instaladas”, argumenta a deputada na justificativa do projeto. Ana Paula cita várias empresas, como: Cervejaria Eisenbhan, Cervejaria Container, Cervejaria Bierland e Cervejaria Blumenau, de Blumenau; Cervejaria Zehn Bier, de Brusque; Cervejaria Schornstein, de Pomerode; Cervejaria Handwerk, de Ibirama; Cervejaria Das Bier, de Gaspar; Cervejaria Kiezem Ruw, de Guabiruba; Cervejaria Blauer Berg e Cervejaria Berghain, de Timbó.

“O Vale das Cervejas representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes alemães. As construções em estilo enxaimel, o sotaque, a linguagem, a denominação dos locais público e, principalmente, a produção da cerveja artesanal são marcas desta imigração”, contextualiza a deputada Ana Paula Lima.

Capital Nacional da Cerveja
A cidade de Blumenau, no Médio Vale do Itajaí, é, desde março de 2017, a Capital Nacional da Cerveja, título conferido pela  Lei 13.418/2017. A iniciativa foi do deputado federal Décio Lima (PT/SC), autor do Projeto de Lei nº 7313/2014 (no Senado, PLC 39/2016), em reconhecimento à tradição e indústria cervejeira do município.

 

 

Assessoria de Comunicação

(47) 3326-2782 / Irene Huscher - ER Blumenau

(48) 3221-2680 / Lucimara Cardozo - Gabinete Ana Paula Lima

 

 

Voltar