Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/05/2019 - 17h02min

Ada repercute referências nacionais ao modelo de ressocialização catarinense

Imprimir Enviar
Deputada Ada de Luca
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A pauta repercutiu entre os parlamentares que se somaram às manifestações

O modelo de ressocialização de apenados, reconhecido nacionalmente em diversas oportunidades foi destaque no parlamento estadual, nesta terça-feira (21). A deputada Ada de Luca (MDB), ex-secretária de Justiça e Cidadania, ressaltou os elogios do ministro Sérgio Moro, no último dia 17, “um reconhecimento às penitenciárias de Chapecó e São Cristóvão do Sul, que devemos estender às demais regiões do Estado.”

Em abril do ano passado, o programa Fantástico, da TV Globo, exibia ampla reportagem sobre os números da violência no Brasil e destacava o modelo de ressocialização de presos adotados em Santa Catarina.

O Sistema prisional do Estado, modelo referência para o Brasil, também foi motivo de elogios dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso e Torquato Jardim, em seus respectivos mandatos.

Em 2018, representantes do Conselho Nacional do Ministério Público, em visita ao Estado, também fizeram questão de enaltecer o trabalho catarinense.

A parlamentar fez questão de fazer justiça aos ex-governadores Raimundo Colombo e Eduardo Moreira, “que tiveram, coragem, e colocaram o Sistema Prisional nas primeiras fileiras do seu governo.”

Santa Catarina é referência nacional por proporcionar aos presos atividades laborais durante o cumprimento da pena. Em março de 2018, 31% dos apenados catarinenses estavam trabalhando. Desde 2011, até meados de 2018, a Secretaria de Justiça e Cidadania havia formado 3,8 mil apenados em cursos profissionalizantes e 5,4 mil no ensino médio e fundamental.

Ada de Luca concluiu sua fala comemorando a abertura do concurso público para agentes penitenciários anunciado na última segunda-feira (20) pelo governador e lançamento do cartão pecúlio, que permite o pagamento individual aos detentos que trabalham nas prisões catarinenses.

“Parabéns governador Moisés por continuar com os exemplos que vinham dando certo”, concluiu.   


Cláudia Búrigo de Menezes
Assessora de Imprensa
Deputada Ada Faraco De Luca
https://www.facebook.com/deputadaada/
https://www.instagram.com/adafaracodeluca/

 

 

Voltar