Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2012 - 16h51min

100 anos do Contestado: Knaesel defende formação histórica e turismo na região

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária - Plenário Deputado Osni Régis - Deputado Gilmar Knaesel (PSDB)

Formação histórica da região fronteiriça entre Paraná e Santa Catarina e a exploração positiva do turismo na região foram os temas defendidos pelo deputado Gilmar Knaesel (PSDB) na tarde de hoje (16), em plenário, referindo-se ao centenário da Guerra Contestado, que teve início em 22 de outubro de 1912.
Segundo o deputado, a disputa de terras por grupos econômicos que queriam anexar cerca de 65% do território catarinense ao Paraná ainda é pouco conhecida pelos catarinenses. "Apesar do papel respeitável dos historiadores, muita gente desconhece a importância fundamental deste fato para o reconhecimento da história do nosso estado", declara.
Knaesel lembra que em 2011 acrescentou uma emenda a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), enquanto presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia, para relembrar o episódio. "Queremos recuperar a real dimensão da Guerra do Contestado, que arrastou-se por cerca de quatro anos e teve episódios mais marcantes que, por exemplo, a Guerra de Canudos, no interior da Bahia. Apresentamos a emenda para inserir definitivamente o mês de outubro no calendário histórico do estado".
Os fatos marcantes, porém, concederam exploração turística ao local. "Os municípios localizados na fronteira entre Paraná e Santa Catarina hoje integram uma positiva divulgação turística da chamada região do Contestado", relata o deputado, que acredita que ações específicas em parceria com o Governo do Estado, Santur e Fundação Catarinense de Cultura , devem trazer conhecimento rico e aprofundado sobre o maior conflito do século passado registrado no Estado.
 
 

Voltar