Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 14/09/2021

Parceria com as protetoras de animais

Imprimir Enviar
Proteção e controle dos animais de rua é um dos focos do mandato do deputado Marcius Machado

A protetora de animais Valéria Lucena, 58, moradora do bairro Guadalupe, em Lages, cuida sozinha em sua casa de 35 cães que estavam abandonados ou que foram atropelados no município. “Comecei quando minha filha tinha 10 anos e vimos um cachorro atropelado em frente à escola que ela estudava. Hoje, ela tem 23 anos. Eu sempre gostei de animais.” Valéria era irmã do cantor e compositor Daniel Lucena, fundador da banda Expresso Rural, ícone da música catarinense, que faleceu em dezembro do ano passado. “Vão instalar na praça central de Lages uma estátua em tamanho natural dele e a sua canção Princesa da Serra será o hino do município”, orgulha-se.

Valéria conta que há outros quatro lares provisórios em Lages que também cuidam de cães e algumas clínicas veterinárias auxiliam no tratamento. Professora de Educação Física, Valéria está prestes a se aposentar e vai se dedicar exclusivamente aos cães. “Faço duas panelas de 10 quilos de arroz com fígado e verduras, por dia, para alimentar os cães que ficam em minha casa e à noite saio para deixar em pontos específicos da cidade a comida para outros que estão abandonados.”

Em sua casa se destacam alguns animais que foram atropelados e que precisam de fraldas e outros que sofrem de câncer. “Dá trabalho, mas vale a pena. Tenho algumas mordidas nas mãos e pernas, mas foi para separar as brigas deles.” Sobre os vizinhos, Valéria diz que há pessoas boas e outras nem tanto, mas que todos aprendem a conviver com seus animais. “Não viajo, não saio, mas não me importo, amo o que faço para eles.”

Para Marcius Machado, protetoras de animais como Valéria Lucena são anjos que estão na terra e que servem de exemplo de amor e dedicação.  Ele relata que separou parte de suas emendas impositivas para projetos de castração de animais em situação de rua ou sob a tutela de famílias em vulnerabilidade social. “Neste ano, o governo do Estado já pagou R$ 300 mil [para essa finalidade]. E diversos municípios, como Correia Pinto, Otacílio Costa e Campo Belo do Sul, já realizaram mutirões de castrações.”

Com as emendas impositivas de 2021, além de recursos para a castração de animais em toda a Serra Catarinense, o deputado também destinou valores para a transformação do canil municipal de São Joaquim em uma nova casa de passagem e para um projeto-piloto de atendimentos e cirurgias de animais atropelados. “Lages terá um projeto-piloto com R$ 100 mil para essas cirurgias. Se der certo, pretendemos ampliar para São Joaquim, Urubici, Correia Pinto, Campo Belo do Sul e Otacílio Costa. A ideia é incentivar a castração, depois a cirurgia, e em seguida um projeto para apoiar a alimentação desses animais.”

Voltar