Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 14/09/2021

Em defesa da causa animal e da Serra catarinense

Imprimir Enviar
Marcius Machado com a cachorra Alanis em frente à catedral de Lages

As lágrimas seguidas de gargalhadas revelam a emoção de falar de Alanis, a cachorra da raça samoieda que o acompanha diariamente, seja no carro ou a pé, pelas estradas da Serra catarinense ou em direção a Florianópolis, quando viaja para realizar seu trabalho como deputado estadual ou como palestrante motivacional. “É uma relação de um amor paternal, um amor universal. Constantemente a gente aprende com ela, não fala com palavras, mas com gestos e atitudes. Não tenho filho humano, decidi não ter, e a gente teve a Alanis, minha ex-mulher e eu. É uma relação de amizade, de parceria”, resume o deputado Marcius Machado (PL).

No escritório em seu apartamento, cercado de bandeiras tibetanas, pedras rosas e ametistas, além de totens de animais de poder, bíblia e números de Grabovoi (técnica que alia a teoria quântica e a numerologia para harmonizar a energia, promover mudanças e ajudar na tomada de decisões), Marcius digita pessoalmente as respostas às mais de 150 mensagens diárias que recebe no WhatsApp como parlamentar ou como palestrante motivacional. “A rotina é muito intensa, muitas vezes deixamos de estar com a família para atingir esse objetivo maior, de construir algo maior, quando a gente se dispõe a representar o povo de forma intensa.”

Apesar dos vários símbolos místicos em seu apartamento, Marcius ressalta que é cristão e utiliza várias técnicas em suas palestras na área de comunicação, motivação pessoal e profissional – aplica pressupostos de programação neurolinguística, mecânica quântica, ruptura de crenças limitantes externas e internas, psicologia positiva, técnicas de desenvolvimento intrapessoal e interpessoal, arquétipos de poder, de liderança e de prosperidade, ciência política, técnicas de oratória aplicada, técnicas para superar o medo de falar em público, cerimonial e muito mais. “Sou uma pessoa eclética e me considero um transformador de vidas como palestrante e um vendedor de sonhos como político.”

O interesse pelas palestras iniciou quando ele ainda era bem jovem porque seu pai viajava e trazia áudio-livros sobre esses temas. Então, começou a ministrar cursos de oratória e esse aprendizado continua. Quando viaja, Marcius dirige seu veículo ouvindo músicas e palestras para nutrir a mente. “Faço isso para otimizar o meu tempo. O tempo é o maior ativo que temos. Gosto de comunicação, fico escutando. A questão neural é neuroplasticidade, quanto mais se escuta, mais fica forte a mensagem.”

Marcius se destaca como defensor da causa animal na Assembleia Legislativa e diz que se emociona ao pensar nos animais.  “Quanto mais eu conheço o lado escuro do ser humano, mais eu protejo os animais. Quanto mais vejo Deus nos animais, a fagulha divina neles, mais eu entendo que é nosso dever proteger a vida como um todo, que eles representam em sua passagem tão efêmera, tão passageira, mas com muito significado, que causam impacto nos nossos corações e na nossa alma.”

Amor a Lages
O vento frio, característico da Serra catarinense, é um dos motivos de orgulho de Marcius Machado, que declara em alto e bom tom que “ama Lages”. A declaração ocorre de manhã em frente à catedral do município, a Paróquia Nossa Senhora de Prazeres, fundada em 1767, um ano após a fundação do povoado, hoje a cidade de Lages. Enquanto passeia com Alanis pelo centro histórico do município, motoristas, motociclistas e pedestres o cumprimentam. Na catedral há um órgão artesanal, fabricado em novo Hamburgo (RS), com 1,3 mil tubos, instalados em 1961, e vitrais que apresentam passagens do Evangelho e algumas devoções.  “Essa catedral é maravilhosa e fora do comum. O centro histórico foi reformado recentemente e está muito bonito. Lages é o centro da minha história e da região Serrana.”

Conduzindo seu veículo, apesar de ter a opção de contar com motorista e carro cedido pelo Parlamento, Marcius reforça que gosta de dirigir e que somente quando está muito cansado deixa essa função para o chefe de seu gabinete, Clévis Couto, ou para o assessor Fabiano Coelho, que o acompanham. “Muitas vezes só vamos eu e a Alanis no carro.” Ele acrescenta que Alanis às vezes pula para o banco da frente, o que não é permitido por lei, mas basta falar “olha a polícia” que ela volta para o banco de trás. E ri ao lembrar desses momentos.

Sobre os recursos destinados por intermédio de emendas impositivas de sua autoria, Marcius relata que até o final deste ano, os 18 municípios da Serra catarinense devem receber R$ 17, 2 milhões e que somente para Lages serão R$ 7,5 milhões. “Lages é a grande mãe da região, a grande estrutura, precisa de um olhar diferenciado. Por exemplo, Lages tem 70 creches.”

Voltar