Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 06/08/2019

Do peixe à fabricação de cerveja em Gaspar

Imprimir Enviar
Empreendimento Schmitt Pesca e Lazer/Das Bier, em Gaspar, mantém um dos principais pesque-pagues da região, uma unidade de beneficiamento do peixe, um restaurante e uma cervejaria

Um dos exemplos da importância da agregação de valor à produção de tilápias em Santa Catarina é a iniciativa da Schmitt Pesca e Lazer/Das Bier, no Bairro Belchior, em Gaspar, que iniciou as atividades há mais de 30 anos e diversificou a atuação, mantendo um dos principais pesque-pagues da região, uma unidade de beneficiamento do peixe , um restaurante e uma cervejaria. Para quem gosta da combinação tilápia e cerveja, uma visita à cervejaria Das Bier é indispensável.

Localizada na zona rural, ao lado de cascatas e sobre um lençol de água hidromineral, o que confere qualidade única ao produto, a fábrica de cervejas artesanais nasceu em 2006, inicialmente para atender ao consumo interno do pesque-pague que funciona no local. Hoje a produção chega a 20 mil litros por mês. Durante o passeio, é possível conhecer as dependências da fábrica e a cave onde as cervejas são guardadas.

A carta de chopes próprios conta com 11 variedades, como a braunes ale, a stark bier e a wein mit bier (o chope de vinho). É também uma boa opção para almoço e jantar, com um cardápio que varia entre petiscos, carnes e peixe (filé de tilápia).

Um dos sócios-proprietários da Schmitt Pesca e Lazer/Das Bier, Laureano Carlos Schmitt, conta que tudo iniciou com seu pai, Lauro, já falecido, que há mais de 30 anos tinha uma pequena lagoa no local e os vizinhos e amigos vinham pescar nos finais de semana. Depois, aos poucos, a família foi investindo na produção de tilápias e atualmente conta com 16 lagoas para atender ao público de 300 pessoas e a comercialização de 600 quilos de peixe por fim de semana.

Na área, além de beneficiar tilápias, comercializar o peixe no restaurante e as cervejas artesanais, o proprietário também  investiu na produção de peixes orgânicos, mas o foco principal continua sendo a criação das tilápias. O peixe beneficiado no local, além de suprir o restaurante e o mercado local, é destinado também à rede municipal de ensino. Gaspar foi uma das primeiras cidades a adotar o peixe na merenda escolar.

Voltar